Latest Posts

Damascos durante a gravidez: valor nutricional e benefícios para a saúde

baixar 4 1 1


As frutas são uma alternativa saudável para satisfazer os desejos de açúcar durante a gravidez. Eles também nutrem e satisfazem as papilas gustativas com seus sabores doces e salgados. Os damascos são uma daquelas frutas que você pode querer consumir agora. Eles são uma boa fonte de nutrientes essenciais como ferro, potássio e cálcio.

Neste artigo de Guidapergenitori, falaremos sobre o consumo seguro de damascos durante a gravidez, os benefícios e efeitos colaterais das frutas e a ingestão recomendada.

Mulheres grávidas podem comer damascos?

Sim, o damasco é uma boa fonte de vitaminas A e C, potássio e ferro. No entanto, os grãos ou sementes da fruta não devem ser comidos, pois contêm uma determinada substância química que pode ser convertida em cianeto, que é prejudicial à mãe e ao bebê. Como a parte comestível da fruta pode conter quantidades ainda menores do produto químico, é bom consumir a fruta com moderação.

Perfil nutricional de damasco

De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o peso médio de um damasco gira em torno de 35 gramas. Cerca de 100 gramas de damascos contêm 48 calorias, 0,38 g de gordura, 11,12 g de carboidratos, 2 g de fibra, 13 mg de cálcio, 0,39 mg de ferro, 10 mg de magnésio, 259 mg de potássio e 23 mg de fósforo. A fruta também contém cerca de 10 mg de vitamina C e 96 µg de vitamina A (IE (4)).

Os damascos secos podem causar prisão de ventre durante a gravidez?

Não, os damascos são uma boa fonte de fibra e podem realmente ajudar a aliviar os problemas de prisão de ventre. Ingerir damascos para adicionar mais fibras à dieta, mas limitar a ingestão às quantidades recomendadas para evitar efeitos colaterais.

Benefícios para a saúde de damascos durante a gravidez

Coma damascos frescos ou secos durante a gravidez:

Fortalece a imunidade e melhora a visão do bebê O damasco é uma boa fonte de beta-caroteno, um composto que é convertido em vitamina A no corpo. Comer damascos durante a gravidez pode melhorar a visão, o sistema imunológico e o desenvolvimento do tecido celular do bebê.
Mantém a pressão arterial: O damasco é uma boa fonte de potássio que ajuda a manter o equilíbrio da água e a pressão arterial normal. A fruta também pode ajudar a reduzir o risco de perda óssea e pedras nos rins. Os damascos secos e frescos podem ser uma das melhores opções durante a gravidez.
Ajuda no desenvolvimento dos tecidos do bebê:A vitamina A dos damascos ajuda no desenvolvimento dos tecidos do bebê. No entanto, a ingestão de vitamina A deve ser mantida dentro de limites para evitar sobredosagem.
Fornece energia Durante a gravidez, 300 calorias adicionais são necessárias para o bebê crescer e se desenvolver. Meia xícara de damasco pode ser uma ótima opção para atender a esse requisito.

Você pode comer esta fruta nutritiva durante a gravidez, mas com moderação. Em alguns casos, no entanto, os damascos devem ser evitados.

Possíveis efeitos colaterais dos damascos durante a gravidez

Consumir damascos em excesso pode produzir poucos resultados adversos, embora não existam estudos que sustentem essas teorias.

  • Se ocorrer gases e inchaço durante a gravidez, você pode evitar ou reduzir a ingestão de alimentos como damascos que contêm polióis.
  • As sementes de damasco contêm um composto denominado amigdalina, também denominado laetrile (semissintético e purificado), que é usado como medicamento anticancerígeno. Embora não haja evidências suficientes da toxicidade desse composto, mastigar os grãos pode quebrar a amigdalina e liberar um composto chamado cianeto, que não é bom para uma gravidez saudável.

Mais estudos são necessários para determinar se essas frutas afetam negativamente a saúde da gravidez. Por segurança, as mulheres grávidas devem consumir damascos com moderação e após consultar o seu médico.

Damascos frescos ou secos durante a gravidez: o que é melhor e por quê?

Ambas as formas de damasco são seguras para tomar durante a gravidez. Os damascos secos são a forma seca das frutas frescas, mas os nutrientes estão intactos. No entanto, isso também deve ser consumido em quantidades limitadas.

Comer damascos (frescos ou secos) é seguro e até saudável para você. Mas, como mulher grávida, você precisa ter cuidado com a quantidade dos diferentes alimentos que ingere. Qualquer excesso pode ser prejudicial. Além disso, evite consumir sementes ou sementes de damasco para evitar efeitos colaterais. Se você tiver dúvidas ou desconforto após consumir frutas, consulte o seu médico.

Você comeu damasco quando estava grávida? O que você pensa deles Compartilhe seus pensamentos na seção de comentários.

Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]

Latest Posts

spot_imgspot_img

Don't Miss

Stay in touch

To be updated with all the latest news, offers and special announcements.

Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]