Qualquer pessoa considerada ectomorfo, mesomorfo ou endomorfo deve prestar atenção agora, vamos dar uma olhada mais de perto na história dos tipos de corpo e os termos ectomorfo, endomorfo e mesomorfo.
Aqui está um gráfico típico que é usado repetidamente neste contexto:
O inventor desses termos foi William Sheldon, um psicólogo que estudou as propriedades psicológicas e fisiológicas dos criminosos. O livro no qual ele publicou suas descobertas foi chamado de “Atlas dos Homens” e foi publicado em 1954 a partir de sua pesquisa na década de 1940. Pesquisa e conhecimento genético os processos bioquímicos do corpo eram mínimos naquela época. Na época, ninguém sabia que poderíamos influenciar a taxa metabólica em nossos hábitos alimentares e de treinamento. O pior é que essa classificação desatualizada ainda é usada como desculpa para o fracasso de muitos.

William Sheldon queria desenvolver uma alternativa ao IMC e entrevistou 46.000 homens nos Estados Unidos. Todos os possíveis grupos étnicos e classes sociais estavam representados. Deve-se notar que nenhum desses homens foi treinado. Sheldon observou os homens e, a partir de SUAS SENSAÇÕES (!), Identificou 88 características corporais e as classificou em 3 categorias (ectomorfo, mesomorfo e endomorfo). Tudo isso não foi baseado em nenhuma base científica, apenas nas impressões de um único psicólogo. Você pode classificar de 0 a 7: 0 significa que você não tem essa propriedade (por exemplo, endomorfo), 7 significa que você é 100% ectomorfo (ou mesomorfo ou endomorfo).
Agora vem a parte importante de seu estudo:
3 de 10.000 eram mesomorfos puros
2 de 10.000 eram ectomorfos puros
1 em 10.000 eram endomorfos puros
A distribuição de atributos mais comum foi 4-4-3, 3-4-4 e 3-5-3 com 600, 570 e 560 por 10.000 pessoas, tornando-a completamente média. A probabilidade de ser 6 ou 7 em um somatótipo é mínima.
Bem, o que tudo isso nos diz agora? A divisão eto- / meso / endomórfica não faz sentido e não tem direito de existir na área de fitness. No momento em que você acredita nessa classificação, você limita seu potencial e busca desculpas esfarrapadas para o insucesso.
Supondo que esses tipos de corpo realmente existam, você não seria um ecto-, meso- ou endomorfo de qualquer maneira, a menos que seja um entre 10.000. Além disso, nenhum dos sujeitos foi treinado e a ingestão calórica diária não foi considerada, o que torna a aplicabilidade do estudo ainda mais questionável.
Conclusão: Esta classificação de tipo de corpo não pode ser usada para tirar conclusões sobre treinamento e nutrição e nunca foi planejada para isso. Se você é gordo é porque você come muita torta de creme e se você é magro é porque você come de menos. Alguém mais forte, musculoso e definido do que você passou menos tempo chorando na internet e mais tempo chutando sua bunda na academia. Com isso em mente … vamos ao churrasco!