O Amazfit Bip Lite é um dos smartwatches mais populares um grande mercado repleto de modelos com uma grande variedade de designs, funções e orçamentos.
Seus pontos fortes são dois: sua grande autonomia de um mês e meio (de acordo com o fabricante) e seu baixo preço. Esta é a experiência com o smartwatch mais barato do ecossistema Xiaomi que quero compartilhar com você abaixo.
Ficha de dados
Dimensões e peso | 32 g (incluindo alça). Largura da alça: 20 mm |
Tela | Tela sensível ao toque tipo TFT reflexiva de 1,28 polegadas de 8 cores 176 x 176 pixels 194 PPI. Copo para vir 3 |
Materiais | Pulseira de silicone e capa de policarbonato |
Compatibilidade | Android 4.4 e iOS 9.0 e superior |
Conectividade | Bluetooth 4.1 BLE |
Sensores | Sensor de frequência cardíaca PPG acelerômetro de 3 eixos |
Bateria e autonomia | 200 mAh (até 45 dias). Tempo estimado de carregamento de 2,5 horas |
Aplicativo | Amazfit e Mi Fit |
Outro | 3 ATM (até 30 metros) |
Preço |
O que você encontrará neste guia?
- 1 Ficha de dados
- deles O mais antigo, mas também o mais popular
- 3 Design e visualização
- 4 A configuração inicial
- 5 Atividades esportivas
- 6 Autonomia
- 7 Interface e aplicativo
- 8 Como está o app
- 9 Conclusões e preços
- dez prós e contras
- Onze Comparação com outros smartwatches
O mais antigo, mas também o mais popular
O Amazfit Bip Lite foi lançado há três anos e, apesar de sua idade, ainda é um dos relógios mais populares do mercado.
Como o sobrenome sugere, esta é a versão mais simples do Amazfit Bip, uma família de smartwatch do ecossistema Xiaomi. Qual é a diferença entre eles? Basicamente, a diferença entre o Lite e o Bip simples é que este último possui GPS embutido.
O último a chegar na família foi o Bip S, um modelo que leva o Bip como base e oferece pequenas melhorias estéticas, uma tela melhor e um chip mais rápido.
Por outro lado, o fato de Bip e Bip S possuírem um GPS resulta em uma autonomia um pouco menor, mas nos três casos encontramos uma autonomia muito alta e incomum neste tipo de dispositivo. Falaremos sobre isso mais tarde.
Design e exibição
Isso é o que você encontra quando abre a caixaO Bip Lite S é um relógio que vem em um tamanho embalagem simples mas muito agradável de ver.
Depois de retirar a embalagem, encontraremos:
- O relógio
- O carregador (adaptador não incluído)
- O manual de instruções em vários idiomas, incluindo espanhol.
Essa sensação agradável é mantida quando removemos a alça e os protetores de tela e os tocamos pela primeira vez.
Isso mostra que estamos na frente de um relógio baixo custo, principalmente graças à carcaça de policarbonato, um material forte e leve mas, desculpe a impressão, andador. No entanto, os acabamentos são bons.
Outro detalhe que mostra a conveniência da proposta é a simplicidade da fivela.
Já a pulseira é feita de silicone macio e confortável, com um tamanho adequado para a maioria das pessoas. Além disso, é intercambiável, então você pode usar outro que combine com seu estilo.
Visto no lugar, é difícil dizer que é um relógio tão barato, e seu design de mostrador retangular lembra bastante o Apple Watch.
Isso sim essa sensação desaparece assim que você examina a tela.
No geral, a experiência que ele oferece é aceitável, especialmente considerando a faixa de preço do relógio, mas é importante ter clareza sobre o que esperar dele. .
Sua qualidade é bastante baixa, inferior às bandas de atividade como o Samsung Galaxy Fit (embora seja justo dizer que esta banda custa o dobro).
Portanto, embora a exibição esteja correta em telas como a principal ou navegação de menu, ao olhar para a interface de treinamento ou notificações vamos sofrer sua rescisão limitada.
Outro aspecto a melhorar é o toque na tela.
É verdade que tem um botão físico no exterior que permite agilizar a experiência em determinadas operações, mas a baixa sensibilidade tátil do painel é notável…. especialmente se você tem dedos grandes e / ou não é bom com tecnologia.
Isso é também o uso do tamanho do relógio poderia ser melhorado. E é que apesar de a caixa medir 3,2 x 3,5 cm, tem bordas consideráveis, portanto a área útil é muito menor.
A seu favor, vale destacar o resistência da tela a quedas, batidas, batidas e impressões digitais, graças ao fato de que o vidro é Gorilla Glass 3 com revestimento anti-impressão digital.
Também gostamos da capacidade de ajustar o brilho.
A tela lê bem em exteriores, mesmo em ambientes claros, e permite ajustar o brilho. Obviamente teremos que fazer manualmente, pois não possui sensor ambiental.
A configuração inicial
O a explicação de sua configuração no manual é bastante parcimoniosa, embora felizmente o processo seja o mais simples que fizemos a esse respeito.
Antes de começar, recomendamos carregue totalmente o relógio com o carregador fornecido na embalagem.
A partir daí você só terá que instalar o aplicativo Amazfit, disponível para ambos ios quanto a Android pesquisando-o na respectiva app store ou digitalizando o código QR impresso no manual.
Embora o manual fale sobre este aplicativo, o aplicativo Xiaomi Mi Fit também irá atendê-lo.
De qualquer forma, você terá que escolher entre um ou outro. Nós o testamos com os dois e mais tarde contaremos nossas impressões com os dois.
Depois de baixado e instalado, ele nos pedirá para criar uma conta inserindo nossos dados, senha e um e-mail, como de costume nestes processos.
Seguimos as instruções e quando o temos pronto abrimos.
Nesta etapa inicial, serão solicitados dados como idade, sexo, peso e altura. Embora você seja livre para “trapacear” o aplicativo, se quiser obter o máximo de tudo que ele tem a oferecer para melhorar seu condicionamento físico, é melhor inserir os dados reais.
Sincronização
Com o aplicativo aberto no telefone e o relógio ligado simplesmente pressionando o botão lateral, nós os deixamos próximos um do outro para sincronização. Recomenda-se carregar totalmente o relógio para que a falta de bateria não interrompa este processo.
A partir do relógio pressione “+” para adicionar, escolheremos “Clock” e “Beep / Beep Lite” e ele começará a procurá-lo. E você o encontrará rapidamente (ou já nos aconteceu 100% das vezes que tentamos).
Uma mensagem aparecerá na tela do relógio inteligente para aceitar o emparelhamento e, em alguns segundos eles estarão conectados e prontos para trocar informações.
Atividades esportivas
Com o Bip Lite podemos ver uma estimativa de:
- Os passos que damos todos os dias
- A distância percorrida
- Pulsação
- Calorias consumidas
Mas além de acompanhar as atividades básicas do nosso dia, também podemos consultar o arquivo treinos esportivos, como corrida ao ar livre, esteira, ciclismo e caminhada.
Para desportos indoor, ele usará o acelerômetro para registrar os movimentos e nos fornecer dados de tempo, distância, ritmo, frequência cardíaca e calorias.
Se fizermos atividades ao ar livre (caminhada, corrida ou ciclismo), vamos complementar este sensor com o GPS do nosso telefone e também registrará a localização e o caminho seguido para visualizá-lo no aplicativo.
No próprio relógio temos opções de treinamento que podem ser muito úteis, como a capacidade de parar automaticamente se detectar paradas, alertando-nos se nossa frequência cardíaca aumentar ou se ultrapassarmos passos ou distâncias.
Ao final do treinamento, você pode acessar o aplicativo para ver um relatório de registro mais detalhado, com um histórico da evolução dos parâmetros tanto numérica como graficamente, comparando-os também com outras sessões.
Na prática, o rastreamento pode ser suficiente para um usuário que pratica pouco desporto, mas no meu caso eu não tinha a capacidade de registrar meus treinos de tênis e crossfit. E os seus quatro desportos são muito poucos.
Puxar o GPS do rover para registrar o movimento também tem um impacto nos resultados, pois é mais lento para iniciar a gravação e pode ter problemas de conexão.
Como não temos ferramentas de precisão para analisar a qualidade das medições, como uma cinta torácica, comparamos com nosso registro pessoal do Apple Watch Series 5, observando que em alguns treinos, diferiu ligeiramente com a distância, e, portanto, no ritmo.
Nesse sentido, o Bip Lite é orientado para usuários básicos que desejam um dispositivo simples para registrar suas atividades diárias e conhecer os dados das suas caminhadas em geral (ainda que não seja suficiente do ponto de vista métrico e sensorial se praticamos outras disciplinas e / ou somos atletas exigentes).
Autonomia
Embora o valor de 200 mAh possa não nos dizer muito, os 45 dias em que a bateria dura para uso “normal” e até 120 dias em standby, dependendo do fabricante, coloca a bateria Bip Lite para autonomia muito superior a outros smartwatches qualquer que seja o seu preço.
Para se ter uma ideia, modelos de referência como o Huawei Watch GT2 duram menos de duas semanas e, bem abaixo, modelos carro-chefe como o Apple Watch Series 5 e o Samsung Galaxy Watch Active 2, com uma vida útil menor da bateria. dois dias.
Claro, deve-se ter em mente que esses números fornecidos pela casa são geralmente otimistas, pois são feitos nas condições mais ideais para prolongá-los, mas realmente nos pareceu que sua bateria durou muito tempo.
Nesse sentido, não é o mesmo que ser alguém que faz (e supervisiona) muitos treinos, ou que passa o dia recebendo mensagens, para alguém com uma vida mais sedentária e uma vida mais social. calma 2.0.
Da mesma forma, não obteremos os mesmos resultados se apostarmos no brilho máximo ou nos mantivermos no padrão.
No nosso caso não poupamos nada: recebemos muitos recados e telefonemas e somos atletas. Como o tempo também está bom, optamos por ativar o brilho máximo para ver a tela mesmo ao sol do meio-dia.
Uma semana de uso pesado depois, a bateria estava em 74%, o que nos permitiu usar o relógio continuamente por um mês sem passar pela tomada. Tomamos cuidado e mesmo nos dias mais movimentados, nunca caiu mais de 5%.
Claro, a diferença é perceptível em comparação com os outros modelos, que embora sejam mais ambiciosos em termos de funções ou tela, o que obviamente tem um preço, não são particularmente mais leves que o Bip Lite.
Além disso, quando ficarmos sem bateria, podemos carregue em cerca de três horas, o que é bastante comum neste tipo de dispositivo, a relação entre carga e autonomia é, portanto, muito boa.
Interface e aplicativo
Na ausência de GPS, o Bip Lite é totalmente dependente do celular para esta opção. A parte boa é que como você precisará trazer o telefone, também receberá algumas notificações dele. No entanto, em geral, a interface que mais usaremos será a do próprio relógio.
A experiência de navegação e o menu do Bip Lite são bons, principalmente por sua simplicidade.
Deparamo-nos com uma interface que lembra bastante a das pulseiras. Esta é uma tela principal com:
- A hora e alguns dados (por padrão, o pulso e as etapas seguidas são fornecidos)
- Rolagem lateral para navegar pelos seis submenus
- Deslocamento vertical dentro destes
Gostamos do botão lateral e de sua funcionalidade com a interface.
Funciona “acordando” a tela, o que é muito útil para prevenir toques acidentais. Além disso, este botão leva você de volta ao menu, à tela principal.
Também é conveniente interromper o registro de atividades físicas mantendo este botão pressionado. E com desportos e suor acelerando, ter que parar de tocar em uma pequena tela sensível ao toque não é o melhor.
Finalmente, podemos personalizar a ação que ele executa pressionando longamente o menu principal, que consideramos bem corrigido.
Voltemos à tela principal, que é a que mais veremos no dia a dia.
Se rolarmos para cima, podemos ativar o modo “não perturbe” e se deslizarmos para baixo podemos ver as notificações pendentes do celular.
Esses são dois atalhos interessantes, mas provavelmente substituiria o atalho de notificação por acesso rápido às configurações de brilho.
As principais funções que podemos executar diretamente no relógio são:
- Veja o status do nosso negócio diário
- Comece a monitorar um desporto e veja seus dados quando terminar
- Veja a previsão do tempo em nossa região (do celular)
- Defina seus alarmes
- Inicie o cronômetro
- Mudar a aparência da esfera
- Configure o botão lateral
- Ajuste o brilho a partir de seis opções,
- Encontre o telefone celular (se houver por perto)
- Acesse os dados da pulseira, como firmware ou modelo
- Desligue
- Restauração de fábrica
Como está o app
Se você usar vários produtos do ecossistema Xiaomi, o design e as cores serão bastante familiares para você.
A interface é agradável à vista e fácil de utilizar, embora o excesso de opções e a sua duplicidade signifiquem que a sua gestão não é das mais rápidas do mundo.
Ficaríamos muito gratos se as opções indisponíveis não estivessem presentes e você tivesse uma tradução completa (ainda há palavras em inglês).
Outro aspecto que pode ser melhorado é a velocidade de sincronização: o processo de compartilhamento de dados ou transferência de tarefas normalmente leva alguns segundos.
Qual é a coisa mais interessante que podemos ver e lidar com isso?
Dentro na tela principal veremos um resumo de como está nosso dia: passos, horas de sono e freqüência cardíaca.
No canto superior direito, vemos dois ícones básicos:
- O “+” para adicionar um dispositivo
- Uma espécie de trevo de quatro folhas que nos permite acessar todos os dados. Por exemplo, se quisermos acessar nosso histórico de passos, temos que ir lá para ver as estatísticas de hoje, de toda a semana ou de todo o mês.
Se você usar vários produtos do ecossistema Xiaomi, o design e as cores serão bastante familiares para você.
A interface é agradável à vista e fácil de utilizar, embora o excesso de opções e a sua duplicidade signifiquem que a sua gestão não é das mais rápidas do mundo.
Ficaríamos muito gratos se as opções indisponíveis não estivessem presentes e você tivesse uma tradução completa (ainda há palavras em inglês).
Outro aspecto que pode ser melhorado é a velocidade de sincronização: normalmente, o processo de compartilhamento de dados ou transferência de tarefas leva alguns segundos.
Qual é a coisa mais interessante que podemos ver e lidar com isso?
Dentro na tela principal veremos um resumo de como está nosso dia: passos, horas de sono e freqüência cardíaca.
No canto superior direito, vemos dois ícones básicos:
- O “+” para adicionar um dispositivo
- Uma espécie de trevo de quatro folhas que nos permite acessar todos os dados. Por exemplo, se quisermos acessar nosso histórico de passos, temos que ir lá para ver as estatísticas de hoje, de toda a semana ou de todo o mês.
Conclusões e preços
Embora não seja difícil encontrá-lo rebaixado sem recorrer à importação, nos deparamos com o que provavelmente é o smartwatch mais acessível de uma marca conhecida que podemos comprar.
Por um pouco mais podemos pegar a versão com GPS, o Amazfit Bip.
Em todo caso, são números muito distantes do modelo de referência do mercado, o popular Apple Watch Série 5. Embora seja justo reconhecer que a proposta da Apple é consideravelmente mais ambiciosa em termos de materiais, acabamentos, funções e ecossistema, estamos falando cerca de oito vezes o preço.
E os seus devido à sua funcionalidade, Amazfit Bip Lite está mais perto do mundo dos rastreadores de atividades, com o “premium” Xiaomi mi banda 4 como o modelo mais popular.
As semelhanças entre os dois dispositivos são altas em termos de materiais, interface, aplicação e qualidade do painel. Embora o relógio inteligente tenha a vantagem de uma tela maior, que permite interagir e visualizar as informações de forma mais confortável.
Em qualquer caso, estamos diante de um relógio inteligente com relação preço / desempenho muito alta para quem procura um smartwatch simples e fácil de usar simplesmente para monitorar sua atividade e, ocasionalmente, registrar desportos relacionados a desportos.
Conclusões da nossa análise do Amazfit Bip Lite
Concluímos nossa experiência com o Amazfit Bip Lite com uma sensação agradávelEmbora esteja longe de ser perfeito, em geral é muito satisfatório considerando seu preço e para quem se destina.
Acreditamos que é importante ter clareza sobre a abordagem deste relógio dentro do ecossistema Xiaomi para não se decepcionar com as expectativas: é um smartwatch que é praticamente uma pulseira de atividades em termos de funções, mas tem a vantagem de incorporar um mais ótimo.
Para que possamos ver dados comuns, como passos, distância, calorias, sono ou frequência cardíaca.
Podemos também verificar o andamento das nossas caminhadas e, mesmo que de vez em quando nos atrevamos a correr ou levar a bicicleta, controlar o nosso ritmo por quilómetro ou mesmo as diferenças de altura.
Obviamente, é melhor trazer seu celular por perto, pois o Bip Lite puxa o GPS para melhorar o rastreamento de atividades.
Além disso, se tivermos o próximo celular, também podemos receber notificações e até mesmo ler WhatsApp e outros aplicativos de mensagens ou de nossas redes sociais. Se nos ligarem não poderemos atender porque não possui microfone e alto-falante, mas saberemos na hora de pegar o telefone e atender a ligação.
Este conjunto de recursos e métricas simples está incluído em um dispositivo com um design simples e robusto que, embora não demore muito para descobrir que é acessível, é mais do que suficiente para a vida cotidiana.
A interface e a tela são lindas e a navegação confortável, mesmo para os menos experientes em tecnologia ou em plena luz do dia.
E não podemos esquecer sua enorme autonomia: um mês de uso intenso é muito tentador.
Em suma, o Bip Lite é uma proposta redonda com uma relação muito alta entre desempenho e preço para usuários mais inexperientes que estão satisfeitos com os dados básicos ou para aqueles que querem investir pouco dinheiro.
prós e contras
- Design atraente e robusto
- Uma autonomia surpreendente que ultrapassa um mês de uso intenso
- Tela fácil de ler, mesmo ao ar livre com luz forte
- Um modelo econômico com alta relação qualidade-preço
- A ausência de GPS leva a uma forte dependência de dados móveis e menos precisos
- O painel não aproveita o tamanho da caixa, deixando as bordas grossas
- Pouca variedade de revistas de desportos e medidas raras
- A resolução e a sensibilidade da tela podem ser melhoradas
Comparação com outros smartwatches
Dimensões da caixa | 43 mm | 43 mm | 40 a 44 mm | |
Tela | Tela sensível ao toque TFT reflexiva de 8 cores de 1,28 polegadas. 176 x 176 pixels 194 PPI. Copo para vir 3 | Tela sensível ao toque TFT reflexiva de 8 cores de 1,28 polegadas. 176 x 176 pixels 194 PPI. Copo para vir 3 | 0,95 polegadas AMOLED 240 x 120 pixels 24 bits, 400 nit |
Retina OLED sempre ligada com Force Touch. 384 x 480 pixels 1000 nits de brilho |
Conectividade | Bluetooth 4.1 BLE | Bluetooth 4.1 BLE | Bluetooth 5.0 | Wi-Fi, Bluetooth 5.0, NFC, LTE (opcional) |
Sensores | Sensor de frequência cardíaca PPG acelerômetro de 3 eixos | Sensor de frequência cardíaca PPG acelerômetro de 3 eixos, GPS + GLONASS | Acelerômetro, giroscópio, sensor de frequência cardíaca PPG, sensor de proximidade | Sensor elétrico e sensor óptico de frequência cardíaca, GPS, bússola, altímetro barométrico, acelerômetro, giroscópio, sensor de luz ambiente |
Bateria e autonomia | 200 mAh Até 45 dias |
190 mAh Até 45 dias |
135 mAh | Até 2 dias |
À prova d’água | Até 30 metros | IP 68 | IP 68 (até 50 metros) | Até 50 metros |
Materiais | Caixa de policarbonato e pulseira de silicone | Caixa de policarbonato e pulseira de silicone | Silicone | Caixa em alumínio, aço inoxidável, cerâmica ou titânio |
Preço |
(Votos: 6 Média: 4,5)