Quando se trata de cortar madeira ou qualquer outro material especial, a serra circular é certamente a ferramenta mais adequada. A estrutura ideal, a presença de lâminas afiadas e um motor potente tornam este produto indispensável sob vários pontos de vista.
Quer se trate de uma carpintaria profissional, oficina de artesanato ou apenas uma empresa doméstica, Nestas instruções detalhadas você encontrará todas as informações sobre a serra circular.
Diferentes argumentos são levantados nos diferentes parágrafos, enfocando tanto os aspectos puramente técnicos (relacionados ao processo de escolha do modelo certo) quanto os operacionais. em termos de manutenção e benefícios específicos associados a esta ferramenta. Além disso, o leitor terá a oportunidade de consultar uma lista completa dos melhores produtos do mercado, especialmente selecionados por nós por sua resistência, qualidade do material, eficiência de processamento e excelente custo-benefício.
Antes de entrarmos nos detalhes, Vamos ver para que é usada esta máquina de trabalho fenomenal.
Para que serve a serra circular?
Antes de conhecer os diferentes tipos de serras circulares do mercado, é importante recomeçar e aprofundar na sua utilidade. É um instrumento mecânico, portanto está intimamente ligado a uma série de engrenagens que, por meio de um motor elétrico, permitem o movimento de uma lâmina circular.
Com a lâmina girando em alta velocidade, você pode fazer certos cortes retos em diferentes tipos de material. A madeira, por exemplo, é apenas um dos muitos materiais que podem ser adicionados ao plástico, metal e muitos outros derivados, dependendo da capacidade de corte específica da lâmina.
Como mencionado anteriormente, A serra circular é usada apenas para cortes retos. Neste caso, coloque uma placa de madeira em sua bancada. A ferramenta pode fazer um corte limpo, perfeitamente paralelo ao seu próprio eixo vertical.
Esta propriedade distingue a serra circular de outro tipo de serra (também muito difundida e não deve ser confundida com a que hoje oferecemos), nomeadamente a serra para metal. Neste caso, ao contrário do corte reto, é possível criar certas curvas de acordo com suas necessidades.
Como escolher a melhor serra circular
Para elaborar sobre isso, tendo descoberto as principais categorias de serras circulares, agora é possível começar algumas reflexões sobre o complexo processo de seleção. Nesse caso, para evitar a compra de um produto que não pode ser utilizado ou que não é adequado para o nosso trabalho, É bom parar e experimentar alguns recursos básicos.
Em geral, você deve verificar o seguinte:
Longo
As características especiais da lâmina: é certamente o componente mais importante de uma serra circular. De fato A precisão do corte e o resultado final dependerá disso (com ou sem rebarbas). Nas seções a seguir, examinaremos especificamente esse conceito e entenderemos como escolher a melhor lâmina de serra para sua serra.
profundidade
Profundidade de corte: Esta é uma característica importante que muitas vezes é esquecida na compra de uma serra circular. Permitir um corte mais profundo ou menor é o diâmetro específico da lâmina.
Neste caso, para sua informação, é importante saber que uma lâmina padrão de pequeno diâmetro pode, em média, fazer cortes limpos com uma profundidade máxima de cerca de 3 centímetros. Ao aumentar o mesmo diâmetro, também pode atingir uma profundidade de cerca de 6,5 centímetros.
potência
Poder do motor: A maioria das serras circulares possui um motor elétrico. Nesse caso, Existem dois tipos de fonte de alimentação: com bateria ou com cabo que deve ser conectado à sua própria fonte de alimentação. Os primeiros permitem cortes de precisão, mas ao mesmo tempo estão sujeitos a uma autonomia limitada. As mesmas baterias que são fornecidas para compra quase sempre têm tensão variável de 10,8 a 18 V. Estas, por outro lado, apresentam melhor qualidade de corte e melhor resistência ao corte.
segurança
Sistemas de proteção: O progresso tecnológico, aliado a um maior interesse pela segurança, permitiu equipar as mais recentes serras circulares do mercado com sistemas de proteção.
Além dos tradicionais, para ser claro, aqueles que são estruturados para isolar a lâmina de qualquer corpo estranho, Os modelos mais potentes oferecem outras funções inovadoras. Um dos muitos diz respeito ao chamado “freio de retenção”. Você pode travar a lâmina automaticamente com um tempo de no máximo 10 segundos.
Conforto
Manuseio: O último aspecto a considerar diz respeito à praticidade de uso. Nesse caso, é aconselhável optar por serras leves, mas também são feitas de materiais resistentes.
A alça também faz a diferença entre um modelo de qualidade e um modelo inferior. Deve ser sólido e permitir que a mão conduza facilmente o instrumento sem escorregar. Além disso, deve ser especialmente dividido por sistemas de proteção de lâmina.
Melhor serra circular: a classificação
Entenda o potencial deste produto inovador e visualize seus principais recursos a serem considerados antes de comprar. Agora é possível visualizar a classificação completa e atualizada das melhores serras circulares do mercado. Todos eles representam produtos válidos que foram fabricados por empresas com muitos anos de experiência e especialmente desenvolvidos para uma longa vida útil.
Einhell 4330937 TH-CS 1400
É uma das melhores serras circulares que existem. Foi construído por uma empresa com anos de experiência e foi especialmente concebido para durar.
Tem uma tensão de 230 V / 50 Hz e uma saída de 1400 W. Se passar aos outros aspectos operacionais, pode ler uma velocidade de 5100 rpm introduzindo as especificações do fabricante.
além disso É equipado com um cabo grande curvo e uma cunha para maior segurança no corte. The Lama HM garante cortes perfeitos em modo vertical e transversal.
Entre as muitas funções Você também pode alterar a profundidade do cortemanualmente de acordo com as necessidades individuais.
Serra circular Einhell TC-TS 2025 U com ombro
Neste caso, é contrário ao produto anterior Estamos lidando com uma serra de mesa real. Está equipado com 4 bases sólidas estáveis e, acima de tudo, está bem ancorado ao solo. Eles permitem que você continue seu trabalho com total segurança, garantindo baixas vibrações e sem hesitação.
É operado com uma potência de 1800 watts pode facilmente atingir 5000 rotações por minuto (na potência máxima). Embora seja uma serra de mesa, com seu baixo peso em torno de 18,8 kg, ela pode movimentar a máquina de acordo com as necessidades individuais.
É possível usar diferentes lâminas, alterar a profundidade de corte e ajustar a inclinação até 45 graus. Além disso, possui sistemas de controle e funções de segurança essenciais para a proteção do operador durante o uso.
Evolution Rage1B1852Eu
O Evolution Rage1B1852Eu é uma serra circular portátil compacta e ao mesmo tempo muito potente. A presença de uma lâmina resistente permite cortar muitos materiais com precisão e, em particular, com rapidez ao mais alto nível. Não é equipado com bateria, mas pode ser usado diretamente por meio de uma conexão com fio.
Para descrever certos parâmetros técnicos, a serra é conectada a 1200 watts e tem uma voltagem de 240 volts. Possui vários sistemas de segurança, uma pega sólida e, acima de tudo, bastante manejável. A lâmina pode ser facilmente trocada em minutos e ajustada em altura para o tipo de corte.
Bosch Professional GKS 190
Isso definitivamente representa uma das serras circulares portáteis mais populares do mercado online. Possui lâmina com diâmetro de 190 mm, capaz de cortar muitos materiais com precisão milimétrica. A profundidade de corte é ajustável individualmente (70 milímetros) e a usinagem pode ser definida com um ângulo máximo de 56 graus.
O começo é rápido A alça é ergonômica e o motor pode produzir excelente desempenho. A serra está em conformidade com as especificações de produção e atinge facilmente 5.500 RPM. Os tamanhos pequenos combinados com o baixo peso tornam-no extremamente fácil de transportar e movimentar com a mesma simplicidade.
Também incluído: uma lâmina de carboneto, um adaptador de sucção, uma guia de corte e uma chave Allen.
Casa e jardim Bosch PKS 40
A empresa de manufatura de vi isso certamente não precisa ser introduzido. É um modelo de última geração feito de materiais robustos e processado nos mínimos detalhes.
A energia é fornecida por cabos, portanto, não há bateria e o sistema é conectado a 230 volts e 850 watts. A lâmina com diâmetro de 130 mm e orifício de acoplamento de 40 mm permite cortes limpos e precisos.
Entre os muitos sistemas de proteção existentes Também é possível identificar uma tampa de segurança confortável e funcional. Além disso, o produto possui um bloco de partida, CutControl e até um revestimento softgrip.
Serra circular com guia a laser Tacklife PES01A
Também neste caso, como nos anteriores, Estamos lidando com uma verdadeira serra circular portátil profissional. Pode ser adquirido com duas lâminas especiais (uma com 24 dentes e outra com 40 dentes) e permite cortar facilmente madeira, azulejo, compensado, metal macio e muito mais. O motor de última geração fornece 1500 W e oferece uma velocidade de aprox. 4700 rpm.
Em relação a outras especificações técnicas, o Serra circular com guia a laser Tacklife PES01A Permite o ajuste completo de profundidade e ângulo de corte (alterável de 0 a 63 mm [90 gradi] e 0 – 45 milímetros [0 – 45 gradi])
Vem no conforto da sua casa incluindo: chave Allen, guia de corte e adaptador de sucção.
Einhell 4330970 Te-CS 190
O último produto da nossa classificação e por último, mas não menos importante, a serra circular portátil Einhell 4330970 Te-CS 190. Com a lâmina serrilhada, especialmente desenvolvida para uma longa vida útil e materiais robustos, você pode fazer cortes perfeitos em todos os aspectos.
O motor é elétrico e gera uma potência de 1500 W. É possível fazer cortes de 0 a 45 graus com a maior facilidade e precisão.
Possui um sistema de troca de lâmina intuitivo e não requer nenhum mecanismo especial de ação. Entre as muitas funções interessantes, para além dos muitos sistemas de segurança, encontramos também uma confortável e funcional iluminação LED. As dimensões dos tamanhos são de aproximadamente 25,5 x 38,5 x 24 centímetros e o peso é de aproximadamente 5,28 quilogramas.
Tipos
Como qualquer produto de trabalho autoconfiante, A serra circular também está disponível em diferentes versões no mercado. Embora todos desempenhem a mesma função (explicada em detalhes acima), eles podem ter diferenças operacionais que devem ser levadas em consideração.
Entre mais nas especificidades do tópico, É possível descobrir dois modelos, ambos válidos, mas utilizáveis para diferentes fins e necessidades: a serra de mesa e a serra circular portátil.
Serra de mesa
A serra de mesa circular é uma ferramenta totalmente estável. Apesar deste nome, ainda é possível movê-lo de acordo com suas necessidades e exigências.
Está definido estável graças à sua estrutura, fortemente baseado em uma bancada de trabalho real. Nesse sentido, ao contrário do que veremos a seguir, A lâmina sai da bancada e o painel a ser cortado é posicionado sobre ela. Nesse sentido, aqui estão os principais componentes de uma serra de mesa:
- Longo: Conforme afirmado anteriormente, a lâmina sobressai da parte inferior da bancada, onde também é possível identificar o mecanismo de rotação (ou seja, o motor). Todos os melhores produtos do mercado têm a capacidade de trocar as lâminas para iniciar cortes em outros materiais ou simplesmente substituir uma lâmina danificada ou gasta.
- Ambiente de trabalho: Foi especialmente feito de materiais resistentes (geralmente aço ou alumínio) e permite que o produto seja tratado para ser facilmente posicionado e deslizar em direção à lâmina para completar o corte. Possui estabilidade, robustez e não oscila.
- Sistema de proteção: Todas as melhores serras de mesa têm muitos sistemas de proteção para proteger o trabalhador da lâmina da serra e evitar estilhaços prejudiciais.
Serra circular portátil
Em contraste com a serra de mesa deslizante, ou seja, quase sempre posicionada em uma posição fixa, serra circular portátil pode ser transportada de acordo com as necessidades individuaise para cortes limpos e precisos.
Uma das primeiras diferenças em relação ao modelo anterior diz respeito ao posicionamento da tábua de corte. Ao contrário do passado, neste caso, os painéis (ou o material a ser processado) são geralmente colocado sob a ferramenta. Desta forma, começando por uma extremidade e operando a lâmina, você pode mover e terminar o corte com facilidade.
Obviamente, para tornar tudo isso possível, é uma estrutura diferente do mesmo dispositivo. Além dos mecanismos e acessórios mais específicos, os principais componentes de uma serra circular portátil são:
- Longo: ele se projeta da parte superior do dispositivo no qual o mecanismo de rotação está inserido. Na parte frontal da lâmina há sempre uma capa protetora (feita de materiais resistentes), essencial para proteger o usuário.
- Sola deslizante: Representa uma área perfeitamente plana e plana que serve para empurrar a serra da melhor maneira possível e com o mínimo de atrito possível. Quase sempre é transparente para dar melhor visibilidade ao operador.
- Manipular: Ao contrário de uma serra de mesa, uma serra portátil tem um cabo ergonômico e bem projetado. No mesmo existe o botão para ativar a lâmina, bloqueá-la e também ajustar a velocidade da mesma várias vezes. A mesma pegada também é importante para dirigir e empurrar o instrumento para frente.
Dicas sobre como usar a serra circular
Neste ponto, depois de conhecer os melhores modelos do mercado, é possível iniciar um interessante estudo de como utilizar a serra circular. Nesse caso, É importante proceder com cuidado e atenção, lembrando que o próprio instrumento apresenta um risco e perigo significativos devido aos seus componentes pontiagudos.
Mesmo assim, com alguns cuidados, usar a serra é uma brisa. Comecemos:
- O primeiro passo é a correção Fixando a mesa a uma base ou mesa de trabalho bem ancorado ao solo. Tudo isso permite que o processo seja executado de forma mais eficiente e, o mais importante, evita cortes acidentais.
- Antes de ligar a serra e prosseguir a toda velocidade, isso é obrigatório Aproveite o tempo para fazer medições e calcular a profundidade e o comprimento do corte várias vezes. Na verdade, lembramos que o funcionamento da serra consiste em um processo irreversível. Depois de cortado, é impossível voltar atrás.
- Neste ponto será possível Segure sua serra firmemente com as duas mãospara evitar que escorregue ou, o mais importante, vá em direções diferentes. Em qualquer caso, é importante manter a calma e proceder na ordem correta.
- É possível durante a operação Preste atenção aos sons e cheiros. Desta forma, em caso de atrito excessivo, o cheiro incomparável de madeira queimada pode ser o primeiro alarme real.
- Outro cuidado importante é a limpeza da bancada e da mesa de corte. Em vez de agir rapidamente para reduzir o tempo É aconselhável parar regularmente e remover o excesso de poeiraque poderia facilmente cobrir as linhas de corte.
- Para concluir, gostaria de dizer que um último conselho importante, por mais fundamental e obrigatório que seja, éo uso de óculos de proteção especiais e luvas resistentes a cortes.
Como afiar a serra circular
Como parte do delicado processo de manutenção de sua serra circular, incluindo limpeza de seus componentes internos, lubrificação de peças mecânicas e verificação de que os sistemas de segurança estão funcionando, as lâminas também são afiadas.
A respeito disso É importante seguir algumas etapas simples para garantir que sua lâmina continue a fazer seu trabalho com o melhor de sua capacidade. É assim que se faz:
- A primeira fase diz respeito ao Teste de desgaste e a perda de eficiência na medição da engrenagem. Dessa forma, ao medir a espessura, você pode decidir se deseja ajustar e ajustar.
- Depois de entender a necessidade de afiar novamente a lâmina, é necessário fazê-lo Atribua a mesma coisa em um vice. É importante que permaneça firme e não sinta vibração ou movimento durante o tratamento.
- De reagruparÉ possível comprar um instrumento especial (com custo reduzido) e proceder individualmente para cada dente.
- Vamos passar para a fase de nitidez. É importante ter certos arquivos, diferenciados de acordo com o tamanho e espessura da impressão. Desta forma, basta limar qualquer espaço entre os dentes (mantendo sempre a mesma pressão e direção).
- Terminou o trabalho, Basta retirar o pó gerado durante o lixamento, limpar a lâmina com um produto especial e remontar tudo com cuidado e, o mais importante, na direção certa.
Como escolher a lâmina da serra para a serra circular
A lâmina de serra é sem dúvida a seção de serra circular mais importante de todas. É por esta razão que decidimos dedicar um parágrafo detalhado para entender em detalhes como a seleção pode ser feita na mesma base.
Antes de começar, Deve-se lembrar que quase todas as serras no mercado permitem que os proprietários troquem a lâmina de acordo com as necessidades individuais.
As principais características de uma lâmina são basicamente duas: a composição dos materiais e o chamado entalhe. Em relação ao primeiro aspecto, deve-se levar em consideração que grande parte das serras atualmente no mercado são equipadas com lâminas de aço HSS. Para outros requisitos, é sempre possível adquirir outras lâminas para serem montadas em materiais mais resistentes (como TCT ou SRG). Quanto maior o número de dentes, mais limpo é o corte. Existem de 24 a 100 lâminas de dente no mercado.
Quem inventou a serra circular?
Referindo-se a certas informações colocadas com destaque ao longo da história, A invenção da serra circular é atribuída a um jovem engenheiro e carpinteiro chamado Walter Taylor. Por volta de 1775 o país decidiu resolver o problema propondo um primeiro protótipo real de uma serra circular.
Sua criação não só possibilitou a produção de confeitos perfeitos com propriedades precisamente definidas, mas também abriu as portas para um novo mundo de precisão e linearidade.
Muitas serras circulares foram feitas ao longo dos anos e aprimoradas. Ele passou devagar estruturas mais robustas com motores elétricos que podem reduzir significativamente os temposa implementações modernas e básicas de sistemas de segurança.