Quanta chuva caiu? Muito? Muito? Agora você pode medi-lo com uma ferramenta simples: o pluviômetro.
Este manual explica todos os detalhes e também todas as funções.
Se você está se perguntando por que se preocupa com a quantidade de chuva que caiu, sabe que esta é uma forma de entender o clima de uma cidade e, o mais importante, de prever possíveis aguaceiros.
Medidor de chuva: o que é e para que serve?
Outra situação comum é quando pode chover e todo o nosso jardim fica encharcado de água. Nesse caso, um instrumento como o pluviômetro é muito útil, pois é aquele dispositivo com o qual medimos com precisão a quantidade de chuva que caiu do céu.
Na prática, é registrada a quantidade de chuva que caiu em um determinado horário do dia ou da noite. Indispensável, por exemplo, para um agricultor ou especialista ligado à área meteorológica.
Medidor de chuva: digital ou analógico
O analógico é representado estritamente no tempo de leitura da precipitação e pode ser facilmente conectado a outros dispositivos de entrada. A produção e a rastreabilidade estão sujeitas aos regulamentos da OMM, a Organização Meteorológica Mundial. Alguns pluviômetros desse tipo também funcionam como termostato.
Equipado com sensores que detectam chuva e temperatura interna, mínima e máxima. Inclui alarme sonoro e relatórios semanais e mensais da última precipitação com data e hora.
O digital tem mais precisão e profissionalismo, e não é por acaso que este tipo é utilizado principalmente por meteorologistas. Sensores de chuva internos e externos permitem que você receba todos os dados diretamente em seu smartphone e esteja sempre atualizado sobre as tendências do tempo.
Pode ser conectado ao sistema de irrigação. Tempo de leitura razoavelmente preciso. Conexão com a estação meteorológica. Os valores analisados e examinados incluem precipitação acumulada, minutos percebidos de chuva, intensidade da chuva atual e intensidade máxima de precipitação.
Como escolher o melhor pluviômetro
Os melhores pluviômetros do mercado costumam estar associados a um bom nível de tecnologia. Os modelos mais avançados dos tempos modernos possuem componentes digitais na maioria dos casos. Claro, cada um dos modelos acima irá variar dependendo de como eles são implementados.
Eles variam de medidores de chuva a estações meteorológicas com controles manuais ou eletrônicos. Em qualquer caso, o mais importante é que este aparelho seja precisamente e calibrado da forma mais correta, principalmente quando é utilizado para fins profissionais. E, desse ponto de vista, o preço nem sempre é um indicador preciso de confiabilidade, por isso é preciso ter cuidado.
atalho
Outro aspecto que deve ser considerado na escolha do melhor pluviômetro em circulação é a interligação das redes. Pode ser conectado a outros dispositivos como o sistema de irrigação ou, mais simplesmente, a uma rede doméstica para controle remoto. Quanto mais importante for a conexão com os vários tipos de rede, mais importantes serão as funções às quais nosso pluviômetro pode reagir.
precisão
Graças aos sensores de temperatura, um pluviômetro pode garantir um sistema de precisão particularmente testado e confiável que torna a própria medição estável e permite o controle constante da temperatura interna. Datas importantes especialmente para quem trabalha a nível profissional.
materiais
O pluviômetro se caracteriza pelo fato de ser constituído por um recipiente que coleta e armazena a água da chuva. A abertura deve ter um determinado tamanho, caso contrário, pode ocorrer um erro de leitura de dados. Um recipiente perfeito é uma garrafa com capacidade de pelo menos 1 litro. Se você não tiver um cilindro, qualquer recipiente com a mesma capacidade está bom.
Classificação dos melhores pluviômetros
Netatmo
Modelo pluviômetro que permite o acesso instantâneo ao smartphone para ver os dados da chuva acumulada em tempo real. Você pode visualizar a tendência da precipitação ao longo do tempo, monitorando o histórico. Função de aviso do smartphone quando a chuva começa. Pode ser instalado a até 100 metros do módulo interno da Smart Weather Station, no jardim ou na varanda.
Na verdade, ele só funciona com a estação meteorológica NetAtmo, que não está incluída no pacote. Função de irrigação de plantas com o histórico dos dados coletados. Os dados coletados podem gerar interações com outros dispositivos conectados. App IFTTT para parar automaticamente o sistema de irrigação quando começa a chover.
Compatibilidade com o sistema operacional Ios 9 e superior, sistema operacional Android 5.0 e superior, PC, Mac e Alexa. Frequência de medição a cada 5 minutos. Precisão 1 mm / h. Apenas um pluviômetro pode ser conectado a cada estação meteorológica inteligente. Fonte de alimentação 2 baterias, 1 ano de autonomia.
TFA Monsoon 47.3003
Pluviômetro de 630 g que mede a temperatura externa e a quantidade de chuva em um máximo de 30 m de temperatura externa com monitoramento das tendências de temperatura. Exibe a quantidade total de precipitação na última hora, nas últimas 24 e na última semana com relatório completo, data e hora salvas.
Sensor de chuva equipado com alarme. Alarme de temperatura programável. Fácil instalação, você pode pendurá-lo na parede, sem fios. Ideal para quem jardina, cultiva ou é apaixonado pela natureza. 3 pilhas AA. Pode ser posicionado no teto em uma posição horizontal, de fácil alcance para o receptor.
Lantelme
Medidor de chuva de vidro transparente. Feito na Alemanha. 1 linha de chuva corresponde a 1 mm, ou seja, H. 1 litro de água da chuva por m.
TFA Dostmann 47.1008
Modelo pluviômetro com tampa removível. Materiais mistos. Peso 227 g. Garantia de 24 meses. Diâmetro extremamente grande para resultados mais precisos e excelente legibilidade, mesmo na presença de pouca água. Suporte de base e fixação a um poste.
TFA Dostmann 47.1001
Modelo pluviométrico de plástico de alta qualidade com suporte de anel giratório para determinar a quantidade de chuva graças ao sistema de armazenamento patenteado. Ideal para jardineiros e agricultores. Resistente ao tempo. Feito na Alemanha. Cor transparente. Informações sobre a quantidade de chuva, claramente visível com uma roda, de forma a manter a quantidade de valores coletados em um determinado período de tempo.
Onde o pluviômetro está instalado?
O posicionamento do pluviômetro parece marginal, mas não é de todo. Deve ser instalado longe de edifícios ou árvores, bem como de obstáculos que estejam deixando entrar menos água do que o esperado.
Isso ocorre porque a chuva nem sempre cai verticalmente e, portanto, um obstáculo pode impedir o pluviômetro de coletar o máximo de água possível. Mas o mais importante é instalá-lo em locais abertos, onde o monitoramento de dados pode ser mais verdadeiro e confiável do que em locais limitados e fechados.